quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Manuel Batista Cepelos - Desde Cotia * Antonio Cabral Filho - RJ

Manuel Batista Cepelos
&
*
Batista Cepellos, como assinava seus escritos,  nasceu Manuel Batista Cepelos, em Cotia, na São Paulo de 1872, mulato, pobre, mão-de-obra barata até transferir-se para a capital em 1893 - aos 21 anos - onde alista-se no Corpo Municipal Permanente, embrião da atual Polícia Militar, faz carreira e chega a capitão. Ainda na condição de militar, ingressa no curso de direito, formando-se em 1902, quando abandona a farda pela nomeação a promotor, primeiro em Apiaí e finalmente me Itapetininga.

Não se tem rastros da aproximação entre o poeta e o Senador Peixoto Gomide, mas é certo que este apoiou os estudos dele, sobretudo financeiramente, o que levou Cepellos a frequentar a residência do senador inclusive como alguém da família. Desse convívio, nasce a relação entre o poeta e a filha mais velha do mesmo a ponto de ambos comunicar-lhe a decisão de noivar e casar. 
Confira...
https://saopaulopassado.wordpress.com/2015/03/21/o-poeta-e-o-senador-uma-historia-tragica/ 

A situação de Cepellos se modifica após acontecimentos trágicos na família Peixoto Gomide, a ponto do mesmo mudar-se para o Rio de Janeiro, pois o senador revelara, minutos antes de morrer, que sua filha e o poeta poderiam ser irmãos. Uma vez na Cidade Maravilhosa, foi nomeado promotor público em Cantagalo. 
Sua atuação enquanto poeta levou-o candidatar-se três vezes à ABL - Academia Brasileira de Letras, sem sucesso, mas sua presença literária ficou marcada pela publicação dos livros A Derrubada, O Cisne Encantado, Os Bandeirantes, Vaidades e O Vil Metal. Finalmente, foi encontrado morto junto às pedras de uma praia no Catete, e até os dias de hoje a causa de sua morte permanece desconhecida, tendo sido atribuída a suicídio ou acidente, uma vez que o mesmo sofria alto grau de miopia.
*
*
Mais Batista Cepellos
1 - Portal Antonio Miranda
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/batista_cepelos.html 
2- Portal Escritas
https://www.escritas.org/pt/batista-cepelos
&
Batista Cepelos
Arruda Dantas
&
Batista Cepelos:
O Cantor do bandeirantismo
João Gualberto de Oliveira
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário